Unhas de gel podem causar melanoma ou outros tumores cutâneos? Práticas e duráveis, caíram no gosto de quem adora uma manicure perfeita, mas essa possibilidade causa inquietação.
Em primeiro lugar, a relação entre unhas de gel e câncer de pele não está estabelecida pela ciência. No entanto, elas exigem que as mãos fiquem expostas lâmpadas de radiação UV. Isso pode sim provocar sim um aumento, ainda que pequeno, na chance de desenvolver a doença. Isso vale especialmente para pacientes com histórico pessoal ou familiar de câncer de pele ou outros fatores de risco.
Outro ponto a considerar é que, como duram bastante tempo, as unhas de gel podem esconder melanoma acral ou outros problemas na unha, dificultando o diagnóstico e atrasando o tratamento. Além disso, as unhas postiças acabam “abafando” as unhas naturais. Podem, com o tempo, deixá-las amareladas e enfraquecidas.
Embora não se possa afirmar que unhas de gel podem causar melanoma ou outros tumores cutâneos, antes de usá-las, vale a pena conversar com um dermatologista e entender bem os possíveis efeitos da sua utilização. Caso realmente opte por utilizá-las, importante não exagerar na dose. Afinal, as unhas precisam respirar. Não use com frequência e não permaneça muitos dias seguidos!