A cirurgia é um tratamento que pode ser utilizado em todos os tipos de melanoma. O tratamento cirúrgico do melanoma remove, além do tumor, uma quantidade de pele sadia ao redor da lesão (ampliação de margem), para minimizar o risco de o câncer voltar (quando a doença é localizada).
A quantidade de tecido a ser removido no tratamento cirúrgico do melanoma depende da espessura do tumor. Quanto maior a espessura, maior a margem. Avanços nas técnicas cirúrgicas têm permitido trabalhar com margens mais estreitas, preservando maior quantidade de pele saudável.
Nos melanomas iniciais, normalmente não são necessários outros tratamentos além da cirurgia de ampliação de margens. No entanto, melanomas avançados ou metastáticos podem contar com terapias complementares, como imunoterapia ou terapia-alvo.
Além da cirurgia com ampliação de margens, outros procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados ao longo do tratamento são:
Pesquisa do linfonodo sentinela
Os linfonodos, ou gânglios linfáticos, são pequenas estruturas distribuídas pelo corpo que nos ajudam a combater infecções e funcionam como filtros para substâncias nocivas. O aumento dos linfonodos sinaliza que algo está errado. Como o melanoma pode se disseminar rapidamente para linfonodos próximos, a pesquisa do linfonodo sentinela permite saber se isso ocorreu.
No procedimento, um marcador é injetado próximo ao tumor e depois drenado para os gânglios. O primeiro gânglio atingido é removido e analisado. Isso ajuda e entender a agressividade e risco do melanoma, e definir se tratamentos adicionais serão necessários. Assim, se o melanoma tiver se disseminado para outros órgãos (metástase), podem ser necessárias novas cirurgias e abordagens terapêuticas.
Linfadectenomia
Cirurgia para remoção dos linfonodos de uma determinada região, indicada para pacientes com linfonodos comprometidos.
Cirurgia plástica reparadora
Dependendo da localização e profundidade do melanoma, em alguns casos selecionados, pode ser necessário realizar uma cirurgia plástica para permitir o fechamento adequado da pele e reconstruir a área acometida.
Cirurgia de ressecção de metástases
Quando o melanoma se dissemina para outras regiões do corpo, provocando metástases, normalmente o tratamento é feito com medicamentos. Porém, podem ser necessárias novas cirurgias para remover focos da doença que estejam provocando sintomas ou tenham remanescido após o término do tratamento medicamentoso.