Sinais e Sintomas
Melanoma
A detecção precoce faz toda a diferença no tratamento do melanoma. Se descoberta em estágio inicial, a doença tem mais de 90% de chance de cura.
O melanoma pode surgir de diferentes maneiras e em qualquer parte do corpo, inclusive em áreas não expostas ao sol. Porém, em geral está visível na pele, sendo normalmente identificado como uma pinta ou mancha que muda de cor, forma ou tamanho.
Lembrando que pintas (nevos) no corpo são comuns e benignos em sua grande maioria. Por isso é importante conhecer bem o próprio corpo e fazer periodicamente um autoexame da pele, procurando um médico caso tenha dúvidas ou encontre qualquer anormalidade.
Fique ligado
01
Mudanças de cor, tamanho ou espessura em uma pinta já existente
02
Uma pinta ou sinal que começa a doer ou sangrar
03
Feridas que nunca cicatrizam
04
Pintas ou sinais que apresentam crostas ou ulcerações
05
Um sinal preto ou escuro embaixo das unhas dos pés ou das mãos, que não é provocado por um trauma na região
Regra do ABCDE
A Regra do ABCDE é um método simples que ajuda a identificar lesões suspeitas de melanoma. Mas não se esqueça de que a Regra do ABCDE não substitui a avaliação médica.
> A de Assimetria
Mudanças de cor, tamanho ou espessura em uma pinta já existente
Pintas normais
Pintas malignas
> B de Bordas Irregulares
As lesões de melanoma têm, em geral, contornos mal definidos.
Pintas normais
Pintas malignas
> C de Coloração Variável
As lesões de melanoma têm, em geral 2 ou mais cores.
Pintas normais
Pintas malignas
> D de Diâmetro
Pintas com diâmetro maior do que seis milímetros podem ser um sinal de melanoma.
Pintas normais
Pintas malignas
> E de Evolução
Pintas que mudam de cor, tamanho ou formato, passam a coçar ou a sangrar ou apresentam qualquer alteração ao longo do tempo são suspeitas de melanoma.
Pintas normais
Pintas malignas
Regra do Patinho Feio
A Regra do Patinho Feio é outra ferramenta que ajuda a identificar sinais suspeitos de melanoma. A regra parte do princípio que os nevos (pintas) benignos existentes no corpo de uma pessoa seguem o mesmo padrão.
Assim, ao examinar a pele, fique atento a lesões que, assim como o “patinho feito” da história infantil, destoam das demais e têm tamanho, formato, espessura, coloração e outras características diferentes do padrão.