O ator australiano Hugh Jackman aproveitou as redes sociais para fazer um alerta sobre o câncer de pele.
Em um depoimento emocionado publicado em seu perfil no Instagram no dia 3 de abril, o astro, usando curativo no nariz, contou que aguarda o resultado de uma biópsia. Ele removeu uma lesão suspeita de carcinoma basocelular.
O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais comum, representando 70% de todos os casos.
A exposição solar é o principal fator de risco, e geralmente o tumor surge em regiões expostas do corpo, como o rosto. Embora o carcinoma basolecular tenha baixa letalidade e mais de 90% de possibilidade de cura quando descoberto no início, não podemos menosprezar o perigo. Se ficar sem tratamento, pode crescer desordenadamente, se espalhar para outras estruturas e causar impacto estético significativo.
Alerta sobre o câncer de pele
O ator teve seis tumores cutâneos removidos de seu rosto entre 2017 e 2019. Comentou que os tumores são resultado de mais de 25 anos de exposição ao sol. A Austrália registra o maior número de casos de câncer de pele no mundo.
“Por favor, usem protetor solar. Simplesmente não vale a pena não usar” disse ele em vídeo divulgado no seu perfil de Instagram. “Não importa o quanto vocês queiram se bronzear, confiem em mim, confiem em mim, confiem em mim: coloquem um pouco de protetor solar. Vocês ainda terão um tempo incrível lá fora, certo? Por favor, se cuidem”.
Nós do Instituto Melanoma Brasil endossamos o alerta de Hugh Jackman sobre câncer de pele!
Use diariamente filtro solar, aposte em barreiras físicas de proteção e adote medidas de exposição solar, evitando os horários d épico e procurando ficar na sombra. Essas são as melhores maneiras de prevenir o surgimento do câncer de pele, inclusive tipos mais agressivos. Você já faz isso?