Vivemos num país tropical e ensolarado. Algumas regiões têm clima quente durante o ano todo. Portanto, é de suma importância o uso adequado do protetor solar.
Acredita-se que o dano causado pelo sol é de cerca de 80% por efeito de raios UVB (mais intensos entre às 10 e 16 horas) e 20% pelos raios UVA (incidentes o dia todo). A legislação da Europa e da ANVISA definiu a relação de 3:1 entre proteção UVB e UVA como limite para uma adequada proteção solar, ou seja, a relação entre FPS e PPD, ou FPUVA, o parâmetro que avalia a proteção do produto contra a radiação UVA.
Recomenda-se o uso de um filtro solar com FPS 30, no mínimo. Devemos lembrar que a maioria das pessoas aplica uma quantidade de protetor solar inferior a 2 mg/cm2 , levando a uma menor proteção contra os raios solares. Na prática, fatores de proteção mais altos podem compensar a aplicação de quantidades inferiores do produto, sendo importantes para preservar a saúde e a beleza da pele.
De forma geral, usamos a regra da colher de chá para otimizar a quantidade do fotoprotetor, sendo:
- 1 colher para rosto, pescoço e colo
- 1 colher para membro superior direito e 1 para o esquerdo
- 2 colheres para membro inferior direito e 2 para o esquerdo
- 2 para a parta da frente e de trás do tronco
Devemos lembrar de, além de utilizar a quantidade correta, reaplicar o filtro solar em média a cada 2 horas e observar a data de validade. Ao usar um produto vencido, estamos sujeitos a queimaduras, envelhecimento precoce e o temido câncer de pele.