Pacientes de linfedema podem ter maior risco de câncer de pele. O linfedema é uma doença crônica que provoca inchaço em alguns pontos do corpo. Mais frequente nos braços, pernas, coxas e pés, pode acometer o rosto e outras regiões.
E um novo estudo da Mayo Clinic, publicado na revista Mayo Clinic Proceedings, apontou que o linfedema nos membros inferiores pode estar associado a um maior risco de câncer de pele.
O trabalho analisou dados de 4.443 pacientes diagnosticados com linfedema de membros inferiores entre 2000 e 2020. Comparados ao grupo de controle, tinham risco duas vezes maior de desenvolver diferentes tipos de câncer de pele, inclusive melanoma.
Considerando os pacientes com linfedema em apenas uma perna, a análise apontou que a chance de desenvolver câncer de pele era três vezes maior na região acometida do que na outra perna.
“Pacientes com linfedema não são examinados rotineiramente por dermatologistas, e isso pode levar a atrasos no diagnóstico e tratamento”, explicou Dra. Afsaneh Alavi, dermatologista da Clínica Mayo e autora sênior do estudo. O câncer de pele, inclusive os tipos mais agressivos, tem grande chance de cura quando descoberto e tratado em estágios iniciais.
Os pesquisadores destacaram a necessidade aumentar a conscientização sobre câncer de pele entre os médicos que atendem casos de linfedema, já que os pacientes podem necessitar de avaliações dermatológicas regularmente.