DOUTOR:
Tanto o NÍVEL DE CLARK quanto o ÍNDICE DE BRESLOW são sistemas utilizados pelo médico patologista (aquele que analisa no microscópio a doença) para dizer qual a profundidade do Melanoma.
O Nível de Clark é um sistema baseado na anatomia da pele, ou seja, conforme o Melanoma se aprofunda nas camadas da pele (epiderme, derme papilar, derme reticular, tecido subcutâneo), os níveis de Clark aumentam e ele vai de I a V (um a cinco).
Já o ÍNDICE DE BRESLOW é um sistema baseado numa medida em milímetros da profundidade do Melanoma. Para exemplificar: se o Índice de Breslow é de 0,8 mm, isto quer dizer que a célula mais profunda deste Melanoma está a 0,8 mm de profundidade da camada mais superficial da epiderme.
Hoje em dia, o Índice de Breslow é mais utilizado do que o Nível de Clark para estabelecer condutas de tratamento e prognóstico. Isso acontece porque o Índice de Breslow é mais confiável e mais fácil de ser reproduzido pelos médicos patologistas, tornando um sistema mais adequado para utilização em larga escala.
A melhor arma contra o Melanoma é a prevenção! Não podemos deixar de diagnosticar o Melanoma nas fases iniciais! Juntos contra o Melanoma!
Se você tiver uma dúvida ou sugestão de pergunta, envie para o e-mail: contato@melanomabrasil.org e coloque no assunto: “Pintou dúvida!”
Curta, compartilhe e escreva seus comentários!
Até a próxima pergunta!