Doutor:
Este é um exame que consiste numa documentação fotográfica em imagens de alta resolução da sua pele e das pintas. Estas fotos são organizadas e arquivadas no computador.
Indica-se este exame para quem tem risco alto para desenvolver câncer de pele do tipo melanoma. Por exemplo, pessoas que já tiveram melanoma no passado.
O exame serve para identificar as pintas com que devemos nos preocupar.
Fazendo o exame, isso não significa que o surgimento de um melanoma será evitado. Entretanto, ele é capaz de detectar precocemente um melanoma que surge. Sabemos que em casos de melanoma, o diagnóstico precoce é fundamental para obtermos altas taxas de cura.
Além disso, o Mapeamento Corporal Total e Dermatoscopia Digitais não substituem a biópsia como método para diagnóstico, ou seja, caso haja a suspeita de uma pinta, esta deverá ser retirada e analisada para sabermos exatamente o seu diagnóstico (se é câncer ou não).
O Mapeamento Corporal Total e Dermatoscopia Digitais é a melhor de forma de realizarmos um acompanhamento periódico da pele e das pintas. Como as imagens ficam arquivadas, elas serão sempre comparadas entre si. No caso de alterações para pior, tais pintas serão consideradas suspeitas e terão indicação de serem biopsiadas (removidas por cirurgia).
Até a próxima!