Pesquisar
Close this search box.

Cinco curiosidades surpreendentes sobre o melanoma

Em 2018, uma pesquisa do DataFolha mostrou que quase 80% dos brasileiros desconhecem o melanoma. Como a informação é a melhor estratégia de combate à doença, conheça cinco curiosidades sobre o melanoma que podem ser muito úteis para turbinar as medidas de prevenção.

  1. O melanoma surgir fora da pele

O melanoma pode surgir em qualquer parte do corpo e até mesmo fora da pele,  em regiões como os olhos (melanoma ocular), mucosas, gengivas ou em órgãos internos do corpo. No entanto, trata-se de uma ocorrência extremamente rara.

  1. O melanoma pode atingir pessoas sem histórico de exposição solar

Embora a maior parte dos melanomas seja causada pela exposição aos raios ultravioleta, até mesmo pessoas sem  qualquer histórico de queimaduras ou dano solar podem desenvolver a doença. Isso ocorre pois há outras questões relacionadas ao surgimento da doença, como a predisposição genética e outros fatores ainda não totalmente estabelecidos.

  1. O melanoma pode não ser escuro

Embora a grande maioria dos melanomas tenha tonalidade preta ou marrom escura, em alguns casos os tumores pode simplesmente não ter cor e apresentarem o aspecto de uma pinta ou sinal rosado – os chamados melanomas amelanóticos. Porém, novamente trata-se de algo bastante raro.

  1. O melanoma pode surgir em regiões não expostas ao sol

Como falamos, o melanoma pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, inclusive aquelas não expostas ao sol, como o couro cabeludos e as unhas das mãos e dos pés.

  1. Pessoas de qualquer tom de pele podem ter melanoma

A melanina, o pigmento que dá cor à pele, funcionar como uma proteção natural contra os raios solares, e por isso muitas pessoas acreditam que os negros não têm risco de melanoma, mas isso não é verdade.  A doença pode atingir pessoas de todos os fototipos. Os negros e asiáticos são, aliás, os grupo mais acometido pelo melanoma ungueal, que se desenvolve nas unhas e não está associado à exposição solar.

Seja qual for o seu tom de pele, capriche na proteção solar e observe suas pintas regularmente. Busque orientação médica se encontrar pintas assimétricas, que sangram, mudam de forma, cor ou tamanho.

 

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter