A pele protege os órgãos internos das agressões do meio externo, como frio, vento, poluição, microrganismos e radiação solar. Porém, se não estiver bem hidratada, não consegue exercer essa importante função.
A pele pode ficar ressecada por uma série de motivos: fatores genéticos, temperaturas extremas, uso de determinados produtos… No inverno, o clima frio e seco pode agravar o problema.
A pele desidratada tem aspecto opaco e descamado, podendo causar coceira, sensação de “repuxamento”, aspereza, e falta de elasticidade. O envelhecimento piora o ressecamento da pele, que é mais intenso nos idosos e pode acentuar rugas e linhas de expressão.
A hidratação constante da pele ajuda a mante sua função protetora e a repor os nutrientes que vão se perdendo com o tempo.
Como evitar o ressecamento e manter a pele hidratada?
- Saiba qual o seu tipo de pele e utilize diariamente um hidratante apropriado.
- Aplique o hidratante logo após o banho, com movimentos circulares firmes, mas sem exagero.
- Prefira hidratantes hipoalergênicos e, no caso dos alérgicos, sem pergume.
- Quando houver exposição solar, aplique o hidrante, espere alguns minutos e, em seguida, aplique o protetor, pelo menos 20 minutos antes de sair ao ar livre.
- Utilize sabonetes não abrasivos e dê preferência aos mais suaves. Os sabonetes líquidos são os menos agressivos.
- No inverno, cuidado com a temperatura da água. Se estiver muito quente, pode remover a oleosidade natural da pele e causar ressecamento. Prefira a temperatura morna e não use esponjas ou buchas.
- Consuma pelo menos dois litros de água por dia. Pouco adianta caprichar na hidratação por fora se não nos hidratarmos por dentro.
- Mantenha uma dieta balanceada. Uma alimentação rica em frutas e verduras ajuda o organismo a absorver melhor a hidratação.
–