A conscientização do público é uma das melhores formas de contribuir com a prevenção e o diagnóstico precoce do melanoma. E com a proximidade do verão, isto se torna ainda ainda mais relevante.
Pensando nisso, nosso voluntário Fábio Mastros organizou um evento em Santos, cidade do litoral paulista onde vive. Realizado em 28 de setembro na Escola Radical, primeira escola pública de surf do Brasil, o encontro atraiu 40 participantes, que se reuniram na praia para aprender mais sobre o câncer de pele mais perigoso e as estratégias de prevenção. Fábio, que alguns anos atrás tratou um melanoma, compartilhou sua experiência e, no final, distribuiu folhetos informativos do Instituto Melanoma Brasil.
“Cisco Araña, fundador da escola e referência em surf no Brasil, é um grande incentivador de ações como esta, pois é um educador e já teve amigos que trataram a doença”, conta Fábio, um administrador de empresas que pratica surfe nas horas vagas e tem um filho que está aprendendo o esporte.
“Sei como é importante orientar as pessoas a protegerem bem a pele ao praticarem esportes e outras atividades externas, especialmente em Santos, uma cidade praiana onde a população passa bastante tempo ao ar livre”, explica.
Valeu pela colaboração, Fábio! O Instituto Melanoma Brasil agradece imensamente a disponibilidade em disseminar o conhecimento.