Instituto Melanoma Brasil

nossa história

O Instituto Melanoma Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos que nasceu em abril de 2014, após o diagnóstico de melanoma de sua idealizadora, Rebecca Montanheiro. O desejo de conhecer mais sobre a doença e entender o que ela é, seus perigos, as formas de tratamento além de poder encontrar outros pacientes em situação semelhante para compartilhar o que sentia, foram propulsores para o início de uma Fanpage e da marca Melanoma Brasil.

O trabalho cresceu e ganhou credibilidade e espaço. A pequena iniciativa passou a ter projetos maiores de comunicação, campanhas, materiais e especiais  "guerreiros(as) de pinta”, como carinhosamente são chamados os pacientes, foram chegando, se conhecendo, apoiando uns aos outros e assim nasceu também o Grupo de Apoio e Acolhimento a Pacientes, em junho de 2014.

Um trabalho 100% voluntário e apaixonado pela causa, fez com que outros pacientes e profissionais das mais variadas habilidades se juntassem para consolidar a iniciativa Melanoma Brasil em Instituto, formalizado em setembro de 2016.

Atualmente o Instituto Melanoma Brasil atua na divulgação e conscientização sobre o melanoma, o tipo de câncer de pele mais perigoso e letal. Entre seus objetivos está promover a educação sobre a importância do autocuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce para toda a população. Além de promover ações de comunicação, o Instituto também acolhe, incentiva o relacionamento e troca de experiências entre pacientes diagnosticados com a doença e os apoia em sua jornada contra o melanoma.

O Instituto acredita que a informação de qualidade pode contribuir para a prevenção do melanoma e para um diagnóstico precoce da doença. Com sua missão e visão pretende contribuir, apoiar e desempenhar ações e melhores práticas, executando de formar transparente e ética, em respeito a todos e com carinho especial aos pacientes.

O logotipo apresenta duas formas que se sobrepõem para formar o coração, símbolo de afeto e cuidado. As formas apresentam as cores azul e rosa para salientar que a doença não escolhe sexo. A mancha  que se forma no centro faz alusão ao melanoma. O aspecto leve procura destacar a maneira suave e afetiva com que o assunto será abordado, para que haja compreensão e fixação do tema para uma mudança de atitude, hábitos e cuidado.  O nome Melanoma Brasil vem atender a expectativa de um espaço nacional dedicado exclusivamente a tratar sobre o melanoma, a exemplo do que já acontece em outros países.

Nossa atuação

Nossas ações estão norteadas pela missão, visão e valores da organização e estruturadas para contribuir para um maior conhecimento sobre a doença e também apoiar os pacientes em sua jornada.

Missão

Levar informação de qualidade sobre o melanoma para toda a população por meio de ações de divulgação e conscientização, promovendo a educação sobre a importância do autocuidado e da prevenção; e apoiar pacientes de melanoma e familiares.

Visão

Ser uma referência nacional e internacional de divulgação e conscientização sobre o melanoma, contribuindo para o diagnóstico precoce e para a redução do número de novos casos da doença e ser uma organização que acolhe e apoia pacientes e familiares em todo o Brasil.

Valores

Ética, integridade, respeito, amor, solidariedade, comprometimento, transparência e foco no bem estar do paciente de melanoma.

Nossa forma de atuação segue os objetivos pelos quais o instituto foi constituído e prevê seu estatuto, que são: Prestar serviços de apoio e defesa de direitos a pacientes de melanoma e promover ações de divulgação e conscientização sobre o câncer de pele melanoma.

Para alcançar os objetivos temos dois núcleos de trabalho sendo:

1 – Programa de Comunicação, com atuação nas redes sociais, site, e através de campanhas, eventos e materiais que contribuam para a informação e conhecimento sobre a doença para a promoção de uma mudança de postura da forma como cuidamos da nossa pele, nos observamos e dos hábitos de uma vida saudável.

2 – Apoio e Acolhimento a Pacientes, com acesso à informação, troca de experiências, promoção de atividades que promovam o bem estar, apoio, respeito e orientação.

blog: notícias e artigos

  • Por que não devemos remover verrugas fora do consultório médico?
    A remoção de pintas e verrugas parece simples, mas não é. Embora na maioria das vezes não causem dor, as duas exigem atenção, pois podem ser importantes sinais do organismo. Antes de serem removidas, precisam ser examinadas por um médico. A avaliação médica é fundamental para estabelecer o diagnóstico correto. As verrugas e pintas são … Continue lendo "Por que não devemos remover verrugas fora do consultório médico?"...
  • Quais os efeitos da poluição na pele?
    Existem vários agentes agressores que afetam nossa pele. Um deles é a poluição do ar, causada principalmente pela emissão de gases poluidores, restos de queima industrial e uso de aerossóis. A poluição atmosférica facilita a ação dos radicais livres, danifica as células e leva à degradação do colágeno, substância que confere sustentação à pele. Consequentemente, … Continue lendo "Quais os efeitos da poluição na pele?"...
  • Mortalidade do melanoma aumenta entre homens, mas não entre mulheres
    Alô, rapazes! Em tempos de Novembro Azul, vale a pena prestar atenção também nos cuidados com a pele. Por quê? A taxa de mortalidade do melanoma maligno entre os homens aumentou no mundo inteiro, enquanto entre as mulheres se manteve estável ou até diminuiu, segundo análise global divulgada nesta semana durante a Conferência do Câncer … Continue lendo "Mortalidade do melanoma aumenta entre homens, mas não entre mulheres"...

Posts por tema

Mídias Sociais