Instituto Melanoma Brasil

nossa história

O Instituto Melanoma Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos que nasceu em abril de 2014, após o diagnóstico de melanoma de sua idealizadora, Rebecca Montanheiro. O desejo de conhecer mais sobre a doença e entender o que ela é, seus perigos, as formas de tratamento além de poder encontrar outros pacientes em situação semelhante para compartilhar o que sentia, foram propulsores para o início de uma Fanpage e da marca Melanoma Brasil.

O trabalho cresceu e ganhou credibilidade e espaço. A pequena iniciativa passou a ter projetos maiores de comunicação, campanhas, materiais e especiais  "guerreiros(as) de pinta”, como carinhosamente são chamados os pacientes, foram chegando, se conhecendo, apoiando uns aos outros e assim nasceu também o Grupo de Apoio e Acolhimento a Pacientes, em junho de 2014.

Um trabalho 100% voluntário e apaixonado pela causa, fez com que outros pacientes e profissionais das mais variadas habilidades se juntassem para consolidar a iniciativa Melanoma Brasil em Instituto, formalizado em setembro de 2016.

Atualmente o Instituto Melanoma Brasil atua na divulgação e conscientização sobre o melanoma, o tipo de câncer de pele mais perigoso e letal. Entre seus objetivos está promover a educação sobre a importância do autocuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce para toda a população. Além de promover ações de comunicação, o Instituto também acolhe, incentiva o relacionamento e troca de experiências entre pacientes diagnosticados com a doença e os apoia em sua jornada contra o melanoma.

O Instituto acredita que a informação de qualidade pode contribuir para a prevenção do melanoma e para um diagnóstico precoce da doença. Com sua missão e visão pretende contribuir, apoiar e desempenhar ações e melhores práticas, executando de formar transparente e ética, em respeito a todos e com carinho especial aos pacientes.

O logotipo apresenta duas formas que se sobrepõem para formar o coração, símbolo de afeto e cuidado. As formas apresentam as cores azul e rosa para salientar que a doença não escolhe sexo. A mancha  que se forma no centro faz alusão ao melanoma. O aspecto leve procura destacar a maneira suave e afetiva com que o assunto será abordado, para que haja compreensão e fixação do tema para uma mudança de atitude, hábitos e cuidado.  O nome Melanoma Brasil vem atender a expectativa de um espaço nacional dedicado exclusivamente a tratar sobre o melanoma, a exemplo do que já acontece em outros países.

Nossa atuação

Nossas ações estão norteadas pela missão, visão e valores da organização e estruturadas para contribuir para um maior conhecimento sobre a doença e também apoiar os pacientes em sua jornada.

Missão

Levar informação de qualidade sobre o melanoma para toda a população por meio de ações de divulgação e conscientização, promovendo a educação sobre a importância do autocuidado e da prevenção; e apoiar pacientes de melanoma e familiares.

Visão

Ser uma referência nacional e internacional de divulgação e conscientização sobre o melanoma, contribuindo para o diagnóstico precoce e para a redução do número de novos casos da doença e ser uma organização que acolhe e apoia pacientes e familiares em todo o Brasil.

Valores

Ética, integridade, respeito, amor, solidariedade, comprometimento, transparência e foco no bem estar do paciente de melanoma.

Nossa forma de atuação segue os objetivos pelos quais o instituto foi constituído e prevê seu estatuto, que são: Prestar serviços de apoio e defesa de direitos a pacientes de melanoma e promover ações de divulgação e conscientização sobre o câncer de pele melanoma.

Para alcançar os objetivos temos dois núcleos de trabalho sendo:

1 – Programa de Comunicação, com atuação nas redes sociais, site, e através de campanhas, eventos e materiais que contribuam para a informação e conhecimento sobre a doença para a promoção de uma mudança de postura da forma como cuidamos da nossa pele, nos observamos e dos hábitos de uma vida saudável.

2 – Apoio e Acolhimento a Pacientes, com acesso à informação, troca de experiências, promoção de atividades que promovam o bem estar, apoio, respeito e orientação.

blog: notícias e artigos

  • Como fazer o autoexame na pele das crianças?
      Prevenção começa na infância! O autoexame ajuda a detectar precocemente o melanoma e outros problemas cutâneos, e precisa fazer parte da rotina das crianças. Observe mensalmente a pele dos seus filhos, registre as pintas que eles têm  e verifique se ocorre algum tipo de mudança. Preste atenção inclusive às áreas não expostas ao sol, … Continue lendo "Como fazer o autoexame na pele das crianças?"...
  • Pacientes que tiveram melanoma podem fazer depilação a laser?
    Apesar de os equipamentos a laser para finalidades estéticas não oferecerem risco de causar câncer de pele, a depilação a laser não é recomendada para pacientes ou ex-pacientes de melanoma. Isto porque ainda não há estudos conclusivos para confirmar se pode ou não ocorrer alteração de nevos após o procedimento. O ideal é que quem … Continue lendo "Pacientes que tiveram melanoma podem fazer depilação a laser?"...
  • Como escolher e aplicar o filtro solar nas crianças?
    As crianças têm a pele bastante sensível e delicada. Precisam de cuidado redobrado com a fotoproteção. Como os raios solares têm efeitos cumulativos e acredita-se que receberemos toda a radiação UV acumulada ao longo da vida até os 18 anos, o filtro solar é um artigo indispensável na rotina dos pequenos. Mas qual como escolher … Continue lendo "Como escolher e aplicar o filtro solar nas crianças?"...

Posts por tema

Mídias Sociais