MELANOMA

Fatores de risco

Alguns fatores de risco já são conhecidos para o desenvolvimento do melanoma, porém, a exposição solar sem proteção continua sendo o maior deles.
Conheça alguns fatores de risco para aumentar sua proteção!

  •  Exposição solar: Pessoas que tomaram muito sol ao longo da vida sem proteção adequada e/ou sofreram queimaduras solares, tem maior risco de desenvolver o melanoma.

  • Características da pele: Pessoas com a pele clara, olhos claros, com cabelos loiros ou ruivos proporcionam menos proteção contra os raios UVA e UVB. Peles claras com sardas ou que se queimam facilmente estão em maior risco.
  • Histórico Pessoal: Pessoas que já tiveram melanoma, ou uma lesão pré-cancerosa, câncer de pele de células basais ou escamosas, possuem  mais chances de desenvolver um novo melanoma.
  • Histórico familiar: se um ou mais membros da sua família tiverem sido diagnosticados com melanoma, maior será o risco de você desenvolvê-lo. Portanto o acompanhamento com o dermatologista deve ser feito regularmente e os cuidados com o sol deverão ser redobrados.

  • Pintas Congênitas: Pintas congênitas são conhecidas popularmente como pintas de nascença. Pessoas que possuem pintas congênitas grandes têm um risco aumentado de desenvolver o melanoma.
  • Número elevado de pintas (nevos): pessoas com 50 ou mais pintas  possuem um risco aumentado.
  • Queimaduras solares em uma idade jovem: apenas uma queimadura solar em uma idade jovem duplica suas chances de desenvolver um melanoma.

  • Sistema imunológico enfraquecido: certas doenças ou tratamentos onde ocorre o enfraquecimento do sistema imunológico do paciente, como por exemplo pacientes com órgãos transplantados e portadores de HIV, possuem um risco aumentado de desenvolver o melanoma.
  • Idade: o aumento de diagnósticos de melanoma em adultos jovens tem aumentado nos últimos anos. Quando existe um histórico familiar, as chances de receber um diagnóstico em faixas etárias menores é aumentado.

blog: notícias e artigos

  • Editorial - News Agosto/2018
    Olá queridos e queridas, Apesar dos inúmeros desafios que ainda temos no Brasil e no mundo quando se fala de câncer e, em especial de melanoma, a boa notícia é que o tema hoje é destaque e tem sido foco de muita atenção, diálogo e pesquisa ao redor do mundo. Participamos, em junho, mais uma … Continue lendo "Editorial – News Agosto/2018"...
  • Eu senti na pele - Léo Montanheiro
    Ninguém está preparado para receber o diagnóstico de uma doença grave. Muito menos se esse diagnóstico for de um filho. A seguir vocês vão conferir o relato de um pai que passou por esse processo e admite que a “ficha demorou para cair” e que após tomar ciência da gravidade do fato, temeu a morte … Continue lendo "Eu senti na pele – Léo Montanheiro"...
  • Imunoterapia: a esperança dos pacientes
    Após sete anos da liberação no mundo, a imunoterapia tem sido um dos caminhos mais promissores para o tratamento contra o câncer, entre eles o melanoma. O tratamento que utiliza o próprio sistema imunológico dos pacientes para destruir os tumores inspira otimismo e é considerado o menos agressivo no combate ao câncer. De acordo com … Continue lendo "Imunoterapia: a esperança dos pacientes"...

Posts por tema

Mídias Sociais